O que posso fazer com o desidratador Pratic Dryer?

Se desidratar alimentos é uma novidade para você, por favor leia as informações a seguir:

Desidratar ou secar um alimento nada mais é que retirar sua água até um determinado ponto, de forma a impedir o desenvolvimento dos microrganismos e consequentemente sua deterioração. Para isso, nossos desidratadores utilizam o método de circulação forçada de ar quente, ou seja, utiliza o ar quente para aquecer o alimento, evaporar sua água e retirá-la para fora do desidratador. Isso é realizado com temperaturas baixas (até 60°C) preservando ao máximo às características nutricionais dos alimentos. Esse princípio de funcionamento é o principal fator que diferencia o Pratic Dryer de um forno convencional.

 

Porque o processo de desidratação para alguns alimentos é demorado? Os principais fatores que interferem no tempo são:

  • Tipo de alimento: os que possuem mais açúcar demoram mais tempo;
  • Espessura: quanto maior, mais tempo para desidratar;
  • Temperatura: é importante usar as que conferem o melhor resultado, portanto o uso de temperaturas elevadas podem acelerar o processo, mas comprometer totalmente a qualidade do alimento desidratado;
  • Fluxo de ar: o volume de ar utilizado é importante para que o resultado da desidratação seja satisfatório. A combinação do fluxo de ar e da temperatura são determinantes para um bom processo de desidratação.

Para obter os melhores resultados com seu Pratic Dryer, consulte as orientações apresentadas no Manual de Instruções ou entre em contato conosco. Mas de fato, como um desidratador pode ser útil na minha casa? Bom, são várias as razões para você ter um desidratador em casa, mas destaco as seguintes:

  • Os dias estão cada vez mais corridos e as pessoas passam grande parte do tempo fora de casa. Com isso, a condição de ter uma alimentação saudável acaba ficando prejudicada. A praticidade de poder levar para qualquer lugar frutas secas ou utilizá-las no preparo de mix com castanhas ou poder preparar barrinhas de cereais com frutas secas naturais e saudáveis é uma das razões para desidratar alimentos em casa. Ganhe tempo preparando rapidamente sopas saudáveis utilizando hortaliças desidratadas e melhor com o sabor de sua preferência.
  • Mais do que nunca, reduzir o desperdício de alimentos em casa deve ser um hábito natural de todos nós. É bom para o planeta e para o bolso. Desidratar alimentos é uma alternativa interessante para combater o desperdício.
  • Os alimentos desidratados (frutas e hortaliças em geral) também “envelhecem” com o tempo e quando isso acontece, apesar de não estarem estragados têm sua cor e sabor modificados, então, ter um desidratador em casa permite que você tenha produtos sempre novos e com ótimos sabores. Estas alterações ocorrem por fatores como tipo de embalagem, tempo e temperatura de armazenamento, reações químicas e enzimáticas, entre outros.

 

Queremos que você tenha uma experiência diferente com o Pratic Dryer, que vá além de desidratar alguns poucos alimentos, então veja:

  • Frutas: quase todas podem ser desidratadas e com elas você pode preparar mix com castanhas, barrinhas saudáveis, colocar em sorvetes (por ter pouca água não ficam duras quando congeladas), formular chás, elaborar chocolates especiais, adicionar em produtos de panificação, decorar drinks, leather fruit ou rolinho de frutas e claro, consumi-las naturalmente como um snack. As compotas de frutas, como pêssego, figo, goiaba, manga, etc ficam deliciosas depois de secas.
  • Hortaliças em geral, plantas medicinais e condimentares: como as frutas, quase todas as hortaliças podem ser desidratadas e com elas você pode fazer farinhas especiais (berinjela, batata doce, inhame, etc), preparar sopas rapidamente, temperos secos, cracker de vegetais (desidratação do purê ou pasta de vegetais), e muito mais. As plantas medicinais também podem ser desidratadas e utilizadas de várias formas.
  • Cascas e sementes: vai utilizar o caldo de um limão? Antes, rale a casca superficial, desidrate e guarde para usar em suas receitas. Formule temperos especiais como sal cítrico, lemon pepper, mix de ervas finas e também chás. Você também pode fazer isso com a casca da laranja, maçã, uva, jabuticaba e muitas outras. Não desperdice as sementes da abóbora, desidrate-as!
  • Massas frescas: as massas frescas caseiras tem uma curta durabilidade, mesmo na geladeira. Então, se você preparou uma quantidade e acabou sobrando, você pode secar no Pratic Dryer e guardar para consumir depois. Dica: se você tem espinafre desidratado em pó utilize no preparo da sua massa fresca.
  • Cogumelos: alimento muito empregado na culinária, mas de curta duração depois de colhido. A desidratação é uma técnica largamente empregada para conservar os cogumelos que não forem consumidos frescos. Para utilizá-los basta reidratá-los em água.
  • Carnes: o consumo de carne desidratada na forma de petiscos para os animais de estimação, principalmente para os cães tem crescido muito no Brasil. Mas não pense que é só para eles, pois existem várias receitas para fazer beef jerky em casa. A pele suína desidratada e frita dá uma excelente pururuca.
  • Outros alimentos que você pode desidratar e utilizar das mais variadas formas: feijão cozido, pão, bolo, biscoitos que perderam a crocância, suspiro, glacê real, pimenta do reino, sal que absorveu umidade, flores e muito mais.
  • Alimentação viva: o desidratador é um aliado importante para quem é crudívora, pois pode auxiliar no preparo de vários alimentos com temperatura de 42°C.

 

Apesar de tantas aplicações o desidratador não é adequado para fazer alguns tipos de alimentos. Os chips de frutas e vegetais sem fritura e com textura crocante e aerada, apesar de desidratados utilizam a técnica de liofilização, entretanto indisponível à nível doméstico. Alimentos com alta teor de óleo, por exemplo o abacate, também não apresentam bons resultados após desidratados.

Diante de tantas possibilidades de uso do desidratador Pratic Dryer, sabemos que surgirão dúvidas, então aproveite do nosso amplo conhecimento técnico no assunto para tornar sua experiência ainda melhor. Entre em contato conosco, seja para tirar dúvidas ou compartilhar suas receitas.

 

Pedro Meloni

Diretor

 

Visite:

Instagran: @desidratador_praticdryer

Facebook: Desidratador de Alimentos Pratic Dryer


 

Sobre a loja

Desidrate seus alimentos em casa, diminua o desperdício, tenha uma alimentação saudável. 3 modelos para você escolher qual combina com você. Conheça os desidratadores da Meloni. Desidrate em casa. Pratic Dryer.

Social
Pague com
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

MELONI CONSULTORIA LTDA. - CNPJ: 04.588.308/0001-50 © Todos os direitos reservados. 2020